Dicas de jogos para crianças de 7 anos

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Os jogos costumam ser uma ótima forma de diversão e distração. Mas eles também podem ir além e agregar em muitos aspectos no cotidiano de uma criança. Em relação aos jogos para crianças de 7 anos, as variedades são muitas, sendo fácil agradar qualquer gosto.

Leia também: |+ Faça parte de uma comunidade exclusiva para mães comprometidas com a educação dos filhos

É importante que os pais ou responsáveis participem desse tipo de atividade com os pequenos, do começo ao fim. Ao escolher um jogo, verifique o material e a recomendação de idade, para que a brincadeira seja segura e garanta descontração para todos.

Qual a importância dos jogos para crianças de 7 anos 

Estimular a mente, corpo, curiosidade, criatividade, pensamento lógico, coordenação física… Os jogos para crianças de 7 anos podem fazer tudo isso e muito mais, quando aplicados através das brincadeiras entre amigos ou mesmo com os pais. 

Essa idade é marcada pela alfabetização e pelo interesse em conhecimentos do mundo, além de ser um momento em que a sociabilidade está em evidência. Os pequenos já são mais independentes e procuram por desafios próprios a serem resolvidos.

Por conta desses motivos, os jogos de cartas, tabuleiro, raciocínio lógico, entre outros, podem agregar ainda mais à rotina das crianças. Não existe um perfil único para jogar determinado jogo, é interessante que a criança entre em contato com várias opções para que, aos poucos, identifique-se mais com um gênero. 

10 jogos para crianças de 7 anos

1) Jogos em grupo 

As atividades feitas em grupo favorecem a sociabilidade das crianças, sendo uma ótima oportunidade para dar espaço a todas, especialmente para as mais quietinhas. Entre essa categoria de jogos, as opções mais divertidas são Twister e Dixit

2) Jogos de carta

Quem não gosta de uma boa partida com cartas? Geralmente, esse estilo de jogo é emocionante para todo o grupo, o que gera um aspecto competitivo e ao mesmo tempo descontraído. As indicações são Uno, Dobble e Jogo do Mico

3) Jogos de adivinhação

Para as crianças que adoram desafios, optar pelos jogos de adivinhação pode ser uma boa escolha, isso porque são alternativas que dão para brincar em qualquer lugar. O Cara a Cara, Forca e Fazendo Mímicas propõem momentos únicos entre a turminha. 

4) Jogos que estimulem a criatividade

Brincadeiras de contação de histórias (como o Dixit, mencionado acima) e que envolvem pinturas, danças e músicas, servem como um estímulo para a criatividade e imaginação. O jogo Eu Sou? também é um exemplo bem divertido e que vai fazer todos se envolverem.

Veja também: + 5 brincadeiras lúdicas que ajudam no desenvolvimento infantil

5) Jogos de tabuleiro

Esses nunca saem de moda! E quem é melhor do que os próprios pais para ensinarem os filhos a brincarem de clássicos como ludo, dama e xadrez? Além desses exemplos tradicionais, existe uma diversidade de jogos de tabuleiro que envolvem várias temáticas e até histórias, como o Jogo da Vida e o Inteligênio.

6) Jogos para montar palavras

Por estarem em fase de aprendizagem e a maioria das crianças com 7 anos já estarem lendo, os jogos de montar palavras podem ser uma boa alternativa para instigar ainda mais os pequenos, além de estimulá-los à leitura. Grow, Vira Letras e Brincando com Letras e Números são boas sugestões nesse estilo!

7) Quebra-cabeça

Os quebra-cabeças estimulam o raciocínio rápido e podem agregar novos conhecimentos para os pequenos. Além disso, as opções são bem diversificadas, indo desde peças 3D, como Hora do Rush, até opções em que o resultado surpreende, por exemplo o Mapa do Brasil Multicor

8) Bingo

Ideal para o reconhecimento de letras e números, o bingo ainda proporciona socialização entre os participantes. Mas além dos modelos populares, há também outros tipos de bingos que podem entreter os pequenos, como o Bingo dos Animais

9) Jogos para raciocínio lógico e rápido

O melhor jeito de desenvolver esses aspectos é através das brincadeiras e jogos para crianças de 7 anos. Batalha Naval e LIG 4 costumam fazer sucesso entre a garotada, principalmente por ficarem imersos em resolver os desafios propostos. 

10) Videogames 

Desde a década de 90 os videogames marcam a infância das gerações. E com o passar dos anos, eles se tornaram cada vez mais elaborados e voltados para diversos públicos. Para essa faixa etária as recomendações são Just Dance, Kingdom Hearts III e Nintendo Switch, tanto a versão padrão, quanto a lite. 

Lembre-se dos jogos da sua infância

Trazer essas lembranças à realidade da criança mostra para ela que os adultos também já tiveram experiências semelhantes. Esse também pode ser um jeito de complementar as brincadeiras e oferecer ainda mais opções para os pequenos, além de ser uma forma de manter as memórias e histórias vivas.

Veja também: + Os melhores jogos para crianças de 3 anos